É inevitável não associar o VERDE a uma cor positiva e de esperança.
Por norma, o verde é a cor que mais está associada à natureza, ao crescimento, à fertilidade e a uma grande correspondência emocional com segurança. No entanto as suas tonalidades representam significados completamente diferentes. O verde escuro associado à ambição, o verde claro à proteção e o verde seco é por muitos considerada a cor tradicional da paz.
Sendo uma combinação de amarelo e azul, o verde engloba a clareza mental e o otimismo da cor amarela com a calma emocional e discernimento da cor azul, inspirando uma generosidade de espírito que não está disponível nas outras cores.
Podemos facilmente associar esta cor a harmonia, equilíbrio e responsabilidade. Isto quando falamos de emoções. No entanto, associadas a representações culturais, simboliza esperança, responsabilidade social e ecológica sendo uma cor que tem uma notação orgânica, essencialmente associada à natureza e à vida.
Muitas marcas utilizam esta cor como incentivo aos cuidados e à responsabilidade pela saúde, uma vez que também é uma cor que proporciona relaxamento.
Veja aqui algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o verde nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Starbucks – Relaxamento/ Natureza
– Spotify – Serenidade/ Progresso
– BP – Energia
– John Deere – Natureza
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor verde é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.