Uma Landing Page é importantíssima numa estratégia de Marketing Digital, seja para gerar leads seja para gerar vendas de produtos ou serviços.
Mas afinal o que é?

A landing page (que também pode ser chamada de página de destino, página de conversão, ou página de captura) é uma página web que leva os utilizadores a tornarem-se seguidores (leads) e, por sua vez, aumenta as hipóteses de angariar novos clientes.

Num contexto de marketing, isto significa otimiza-la com um único objetivo – a conversão.
Existem técnicas de conversão, que são utilizadas com a finalidade de criar apelos mentais e de introduzir técnicas de persuasão, que levam os utilizadores a atingirem o objetivo esperado.

Essas técnicas também passam por definir um conjunto de elementos chave que devem ser utilizados em “blocos de construção” como um género de guia ao criar conteúdos para a página. Estes são:

1º – Título e Subtítulo
É fundamental que se crie algo que faça com que o utilizador sinta a necessidade de ler mais informações sobre o produto, marca ou serviço. Caso contrário, é ele que vai perder a oportunidade que está mesmo à sua frente.

2º – Imagens
Este elemento é primordial devendo ser utilizado sempre que possível. Mesmo que seja para quebra de conteúdo, as imagens devem estar contextualizadas e ser mostradas da forma mais natural possível para que seja transmitida toda a credibilidade e autenticidade necessária ao potencial cliente.

3º – Conteúdo
Deve ser atrativo e qualitativo para que consiga transmitir o valor da oferta. Para isso existem boas práticas a ter em consideração: sempre que possível utilizar bullets points; optar por quebrar as linhas em pequenos blocos de texto; destacar certas partes do conteúdo; referir bem as vantagens competitivas do produto, serviço ou marca.

4º – Formulário
É essencial! O utilizador ao preencher o formulário está a concluir a ação pretendida. Costuma-se verificar que quanto mais campos de preenchimento, menores são as probabilidades de conversão. Logo, deve-se colocar apenas as principais informações que realmente são necessárias, como o “Nome”, o  “Email” e o “Telemóvel”.

5º – CTA (Call To Action)
É onde os visitantes vão clicar para converter. Este elemento tem que estar sempre em evidência e ao longo da landing page, sendo por norma um botão.

Estes são os 5 elementos chave que uma landing page deve obrigatoriamente ter, sendo que poderá ter muitos outros elementos complementares. No entanto, de nada adianta colocarmos todos os elementos necessários se não existir uma estratégia muito bem traçada para alcançarmos os objetivos pré-definidos.

Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa que o poderá ajudar a traçar a estratégia necessária para obter e conquistar clientes através de uma landing page.

Pronto para começar?