Se tivéssemos de atribuir uma representação gráfica ao termo “funil de vendas”, podíamos facilmente pensar nele como um caminho, uma vez que se destina a todo o percurso que o cliente percorre até concluir uma compra.
Este processo consiste em conduzir ou acompanhar o consumidor a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução ou artigo vendido pela sua empresa até finalizar totalmente o processo de compra.
Assim como qualquer funil ou caminho, passamos por 3 etapas imprescindíveis: topo, meio e fim.
O topo é conhecido como a etapa da consciência, uma vez que até aqui o “público” é indiferente à sua própria necessidade ou problema. Aqui, geralmente lidamos com visitantes, que chegam até aos sites de alguma forma, mas sobre as quais ainda não têm nenhuma informação.
O meio é definido pelo reconhecimento do problema, onde o nosso público já leu bastante sobre o assunto e procura agora formas de conquistar essa mesma informação. Nessa etapa, geralmente lidamos com as leads (pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contacto em troca do acesso a algum conteúdo).
Por fim, no fundo do funil lidamos com MQLs (Marketing Qualified Leads), ou seja, as leads que passaram por todo o processo de educação e o Marketing os classificou como prontas para receberem o contacto de um vendedor. Este é o momento certo para dar aquele empurrãozinho e mostrar que é o parceiro certo.
O principal objetivo do funil de vendas é acompanhar os clientes e monitorizar o tráfego. No entanto o que realmente importa é perceber e descobrir quais os verdadeiros motivos que levam os consumidores a optarem (ou não) pela sua empresa.
Vale lembrar que algumas empresas incluem ainda uma quarta etapa: o pós-venda, em que o foco é fidelizar o novo cliente e transformá-lo num promotor da sua marca.
Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa que o poderá ajudar a obter e conquistar clientes através das mais valias que lhe proporcionamos.