Antes de entender o que é o SEO, é importante saber como a internet funciona.

Simplificando, a internet é uma rede de computadores interligados que permite a troca de informação entre eles. No seguimento surgem os motores de pesquisa (ex: Google) que são ferramentas utilizadas para encontrar informações na rede. Estes usam algoritmos para rastrear as páginas da rede e indexar aos seus bancos de dados, sendo que a sua principal função é entregar o melhor resultado possível para a pesquisa que o utilizador efetuou no motor de pesquisa. 

Sendo a forma mais utilizada nos meios de comunicação digitais para pesquisar informações, para quem trabalha com o digital, é nítida a importância de compreender as dinâmicas de funcionamento dos mesmos. Tal permite chegar às melhores estratégias para ocupar uma boa posição nas páginas de resultados, o que levará a uma maior visibilidade e com isso um aumento do tráfego orgânico para o nosso website.

Posicionar as páginas na Internet nos primeiros resultados dos motores de pesquisa é chamado de Search Engine Optimization (SEO). Em Marketing Digital, designa-se SEO como uma disciplina que visa a aplicação de uma serie de técnicas, dentro (on-page) e fora (off-page) de uma página na internet especifica, com vista a otimizar a sua visibilidade na lista de resultados orgânicos de motores de pesquisas.

Quando um utilizador usar um termo específico, as técnicas de SEO aplicadas, vão ter como objetivo ampliar a visibilidade de uma marca para aquele termo de pesquisa, aumentar o tráfego na página que melhor se posicionar e, o mais importante, levar à conversão.

Mas como é que posicionamos uma página? Existem parâmetros de maior relevância que os motores de pesquisa têm em conta na análise e, por sua vez, posicionamento de uma página. São eles:
 – Experiência do Utilizador – Ter uma página focada ao objetivo e que seja fácil de navegar e utilizar.
 – Relevância do Conteúdo – Conteúdo desenvolvido com hierarquia e bastante específico, ou seja, correspondência direta entre a palavra pesquisada e o conteúdo da página.
 – Autoridade do site e da página – Quanto maior visibilidade e popularidade, maior importância é dada ao conteúdo.

Para além disto, como já mencionámos antes, SEO visa a aplicação de uma serie de técnicas, dentro (on-page) e fora (off-page) de uma página. O que é que isto significa?

 – SEO On-Page – Todas as ações e técnicas que se vai utilizar dentro da página do website e que dará um impacto direto nos resultados de pesquisa. Pontos como a própria estrutura da página, a qualidade do conteúdo, a velocidade da página, os links internos, entre outros fatores.

 – SEO Off-page – Todas as ações e técnicas que se irá utilizar fora da página do website e que dará um impacto direto nos resultados de pesquisa. O grande fator são as ligações externas para a própria página (backlinks).

Resumindo, SEO é um conjunto de ações e técnicas destinadas a melhorar a posição de uma página, ou conjunto de páginas, de um website nos resultados de pesquisa do Google, ou outro motor de pesquisa, para os termos específicos utilizados pelos diferentes tipos de utilizadores com o objetivo de amplificar a visibilidade de uma empresa, blog ou marca, o tráfego na página, a possibilidade de monitorização e aumentar conversões.

Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e dedicada que o poderá ajudar a colocar o seu site nos primeiros resultados de pesquisa dos motores de busca.

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