É seguro afirmar que o AZUL é das cores mais admiradas e também a favorita, apesar do género (masculino ou feminino). Mas qual o seu significado?
O azul é uma cor com personalidade, isto porque está maioritariamente associado ao intelecto, à segurança e à tranquilidade.
Aliás, se pensarmos em elementos que tenham a cor azul, como por exemplo, o céu ou o mar, todos eles nos transmitem uma certa serenidade ou positivismo. Contudo, os tons de azul também contam a sua história e têm o seu significado.
Se os tons mais claros representam a tranquilidade, o conhecimento e a paz, os tons mais escuros de azul estão relacionados com as ideias de força e segurança.
Quando analisamos do ponto de vista do marketing, as marcas utilizam o azul quanto à emoção para transmitirem a segurança, a confiança, a inspiração e a tranquilidade. No entanto, o azul também pode representar no ponto de vista cultural, o avanço tecnológico e intelectual, a comunicação e autoexpressão.
Veja aqui algumas das mais conhecidas que utilizam o azul nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Facebook – Comunicação / Avanço tecnológico
– Samsung – Tecnologia
– Volkswagen – Segurança
– Allianz – Confiança
– Pr1me Group – Conhecimento / Confiança / Segurança
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor azul é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.