Apesar de a conotação das cores ter evoluído e os estereótipos se terem quebrado, a verdade é que ainda associamos muitas vezes as cores a um género.
A cor ROSA, inconscientemente, é uma cor que atribuímos ao universo feminino, sendo por isso também relacionada com algumas características mais femininas. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres.
O rosa é uma cor de sentimentos que significa romantismo e ternura. Porém, os tons mais claros expressam a inocência, a tranquilidade e os tons mais escuros ou fortes são associados ao poder, dinamismo e desejo.
Quando falamos da cor rosa para uma marca, podemos perceber o uso desses tons em lojas mais jovens e estabelecimentos que comercializam doces. Isso acontece porque a cor transmite a sensação de inovação e diferenciação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo.
No entanto, quando pensamos em marcas que tenham logotipos de cor rosa, associamos mais ao universo da moda e da beleza.
Muitas marcas utilizam esta cor com o objetivo de ficarem associadas a uma imagem de sensibilidade, dinamismo, beleza e delicadeza. Veja aqui algumas das mais conhecidas que utilizam o rosa nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Barbie – Infância / Feminino
– Avon – Beleza
– Instagram – Inovação / Dinamismo
– Claire’s – Moda infanto-juvenil
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor rosa é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.