Até há bem pouco tempo surgiu a moda da personalização. Ter um artigo com o seu nome, com a imagem ou fotografia tornou-se viral e uma grande estratégia por parte das empresas.
O Merchandising envolve um conjunto de técnicas com a finalidade de desenvolver uma solução interessante para o consumidor enquanto a empresa que o oferece gera lucro. Desta forma, é preciso passar uma mensagem subtil, mas que seja impactante ao ponto de se fixar na mente do consumidor.
Mas assim como em tudo o que envolve a comunicação, também o merchandising é abrangente e divide-se em várias categorias.
1 – Merchandising visual:
É bastante importante definir alguns aspetos quando apostamos neste tipo de merchandising, isto porque a identidade visual não pode ser negligenciada e é o que dá visibilidade a uma marca. Desde as cores escolhidas, à tipografia e nunca esquecendo o logotipo (que deve estar bem visível), todas estas características têm o poder de captar de forma irresistível a atenção do consumidor. É necessário que a marca seja fiel aos seus padrões, mas que tenha a perspicácia de analisar e traçar bem o perfil do consumidor.
2 – Merchandising Editorial:
Quantas vezes ao ver um filme, uma série ou um programa de televisão não reparou que alguma marca estava presente?
De forma discreta, muitas marcas recorrem a este tipo de merchandising, sendo um conceito antigo, mas que não está de todo ultrapassado! Foi e ainda é bastante utilizado pela indústria cinematográfica para promover produtos de forma mais subtil do que acontecia nos anúncios televisivos.
3 – Merchandising em Ponto de Venda:
Este tipo de merchandising está relacionado com a identidade visual. Tem a ver com a organização dos produtos na loja física, de maneira a atrair o cliente para que ele entre no estabelecimento e, por sua vez, faça compras. Apoiado na sedução, este tipo apresenta ao cliente uma vantagem em efetuar a compra, seja por meio de cupões de desconto, programas de fidelização ou distribuição de amostras grátis.
4 – Merchandising Digital:
Sendo o digital o meio de comunicação mais utilizado atualmente, é praticamente imprescindível não utiliza-lo para realizar ações de merchandising.
O principal objetivo é usar as ferramentas do digital para que de forma discreta, o consumidor se aperceba que a marca está lá, seja mencionada nas redes sociais ou até mesmo num pequeno vídeo.
Apostando sempre no visual, seja no digital ou não, saiba que o merchandising por mais subtil que possa ser tem um poder que não passa despercebido.
Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa que o poderá ajudar a traçar a estratégia necessária para obter e conquistar clientes através do merchandising.