Sabe qual o poder da cor preta para a linguagem das empresas?

O PRETO é a ausência total de cor, contudo não significa que a sua notação seja nula. Aliás, é uma cor que tem interpretações amplas e interessantes.

Muitas vezes associada ao misticismo, ao luto, à perda, tristeza, saudade e nostalgia, a cor preta pode representar vários significados, sejam eles negativos ou positivos. Como se considera uma cor pouco ativa e vibrante, os seus significados estão maioritariamente associados ao negativismo. No entanto, a fortaleza, a serenidade, a credibilidade, o prestígio e a profundidade são alguns dos adjetivos positivos que caracterizam esta cor.

Mas de que forma esta cor pode influenciar a comunicação da sua empresa? Para o marketing, a cor preta pode ter significados amplos, podendo até dividir em três categorias:

     – Como cor principal ou secundária, o preto significa silêncio, elegância e poder.

     – Como cor de detalhes e mínima, transmite paz e simplicidade.

     – Em excesso, é uma cor intimidante e distante.

Por vezes, o grande desafio passa por combinar o preto com outra cor. A junção do preto com o vermelho, por exemplo, ressalta a agressividade da cor, por isso para que se possa evitar tal significado, o recomendado será combinar o preto com cores mais alegres e vibrantes, como o amarelo ou até o verde.

Veja aqui algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o preto nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
     – Nike – Disciplina, segurança e confiança
     – Sonny – Força, habilidade, seriedade
     – New York Times – Credibilidade
     – Chanel – Marca de luxo de ponta.

O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor preta é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.

Pronto para começar?