Antes de sequer tocar no lápis para desenhar o que quer que seja, devemos refletir e considerar vários aspetos que são indispensáveis para a criação de um logotipo.
1º – Definir quais os seus objetivos
O que pretende fazer com esta marca? Inspirar e ajudar pessoas? Ou trazer produtos inovadores e tecnológicos para o mercado? Estas questões estão intimamente ligadas com o propósito, missão e valores da marca e, geralmente, surgem de uma ideia ou desejo de contribuição para a nossa sociedade.
2º – Construir a personalidade da sua marca
Qual a personalidade que quer atribuir à sua marca? Séria ou mais divertida? Energética ou mais descontraída? Para tornar o processo ainda mais interessante, pode também questionar-se: Se esta marca fosse uma cor, qual seria? Estas são questões que ajudam imenso na criação das linhas do design, cores, tipografia e mensagem a transmitir.
3º – Analisar o mercado onde a sua marca está inserida
Qual o seu público alvo? Quais são as fraquezas e as forças da sua marca? E quais as suas ameaças e oportunidades? Quem são os seus concorrentes? O que o vai distinguir destes? Estes são pontos importantes a definir para que a estratégia da sua marca tenha sucesso e, por consequência, também o seu logotipo.
Com as respostas que obtemos podemos, por fim, desenhar um esboço começando pelas formas mais simples (como o círculo, o quadrado ou o triângulo) desconstruindo-as até ao resultado final. No entanto, este trabalho deve ser feito por um profissional da área, um designer gráfico, que traz com ele todas as ferramentas para espelhar com exatidão a sua ideia.
Na Ideias Fluídas temos profissionais dedicados a apresentar-lhe, não só o melhor esboço, mas sim o melhor logotipo. O mundo dos logos é um mundo de tendências, no entanto o que o faz ser um bom logo é saber distinguir-se de todos os outros.