O Manual de Marca ou Manual de Identidade Visual é um documento técnico e informativo elaborado por profissionais em design gráfico que contem regras específicas e essenciais da identidade visual com o objetivo de transmitir a personalidade desta de forma coerente.
Dentro destas especificações estará a explicação do conceito e quais os objetivos da marca, os elementos do seu logotipo e versões, as cores principais e secundárias, o universo fotográfico, as tipografias, a assinatura de marca, o slogan, as diferentes aplicações, as proibições, entre outros.
Dependendo da complexidade da marca este terá mais especificações ou não; por exemplo, marcas que atuem a nível mundial precisarão de mais rigor porque existem à partida mais profissionais a trabalhar com ela.
Este manual pode ser utilizado por todos, mas tem grande importância para os profissionais da área do design, marketing e publicidade, pois são eles que necessitam destas informações para transmitir a marca de forma profissional.
O principal objetivo é facilitar a perceção e a memorização da marca pelas pessoas e chegar ao público alvo sempre da mesma forma e criar uma ligação com este.
Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa que poderá criar e definir o Manual de Marca para a sua empresa.