A cor LARANJA tem um grande número de significados, dependendo da época e cultura em que vivemos. Atualmente esta cor está diretamente associada à sensação de emoção e visibilidade. Por outro lado, devido à sua intensidade, a cor laranja é utilizada como sinal de perigo e de alerta. Este tom combina a energia do vermelho e com a felicidade do amarelo. Representando assim entusiamo, fascínio, alegria, criatividade e coragem.
Do ponto de vista do marketing, as marcas utilizam o laranja para despertar o interesse do consumidor e estimular a sua criatividade, captando a sua atenção de forma impactante. O laranja oferece alta visibilidade e, por isso, as empresas utilizam esta cor nas suas estratégias para se destacarem num mercado competitivo, seja em logotipos ou campanhas publicitárias. Esta estratégia é eficaz para chamar a atenção dos públicos mais jovens, que costumam ser atraídos por cores vivas e mensagens chamativas.
O Laranja estimula a mente e inspira novas ideias, por esta razão é utilizado em marcas relacionadas ao setor de tecnologia, design e inovação, que desejam ser vistas como líderes no mercado em que atuam.
Esta cor também possui uma forte conexão com a acessibilidade e o acolhimento do seu público. Quando utilizada, pode criar um lado emocional para os seus clientes, fazendo-os sentir-se mais à vontade e familiarizados com a marca.
Veja aqui algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o laranja nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Fanta – Diversão / Emoção
– EasyJet – Acessibilidade / Simpatia
– FireFox – Energia / Vibração / Entusiasmo
– Sportzone – Visibilidade / Juventude / Energia
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor laranja é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.