O nº de utilizadores da Internet aumenta cada vez mais existindo, assim, cada vez mais informação a ser reunida. Desta forma, as empresas começaram a perceber que não é possível sustentar ações sem as medir, sendo essa uma das tarefas de um Analítico Digital.

Web Analytics é a prática de recolher, analisar e interpretar dados de um website de modo a compreender melhor o comportamento dos visitantes, identificar oportunidades de otimização e tomar decisões estratégicas baseadas em dados reais. Esta é umas das ferramentas mais poderosas e importantes para impulsionar os seus resultados através do marketing digital.

O Google Analytics é uma ferramenta de Web Analytics de análise de dados quantitativos de um site. Isto é, na abordagem quantitativa do Web Analytics, o foco são métricas numéricas e dados quantitativos. Isto inclui o número de visitantes, visualizações de página, taxa de rejeição e taxa de conversão.

Estes dados fornecem uma visão estatística do desempenho do seu website e ajudam a entender o comportamento dos seus visitantes em termos de números, o que permite avaliar o seu investimento e se está a ir na direção certa para alcançar os seus objetivos. O Google Analytics é “gratuito” e oferece uma infinidade de recursos para recolher, analisar e interpretar os dados de um website. Com uma boa configuração e utilização do Google Analytics, vai conseguir obter insights valiosos sobre o seu público e o desempenho do seu website.

Mas como é que funciona? Cada pedaço/página do site deverá ter um código associado que permite que quando essa página recebe uma visita, que a mesma possa ser medida. Isto serve para uma página, artigo, secção, menu, área de newsletter, tudo.

O Google Analytics 4 (GA4) é o mais recente software do Google Analytics, substituindo o Universal Analytics. Esta é uma poderosa ferramenta de análise de dados que fornece uma abordagem focada na privacidade do utilizador e que serve para medir websites e/ou aplicações mobile.

A plataforma tem funcionalidades de machine learning integradas e baseia-se em Eventos em vez de Sessões (como era no Universal Analytics). Esta alteração oferece uma maior flexibilidade nas análises e vem criar uma mudança considerável nos softwares de Analytics da Google.

Um Evento é um pedaço de código que se coloca no site, um pedido de medição adicional que se faz de algo que o Google Analytics não mede por default. Para se conseguir obter este tipo de pedidos, como medições de cliques em botões de partilha, scroll, cliques nos plays dos vídeos, etc, é necessário criar Eventos. Existem 4 tipos de Eventos no GA 4:
    – Eventos Recolhidos Automaticamente
    – Eventos de Medição Otimizada
    – Eventos Recomendados
    – Eventos Personalizados

Compreender o Google Tag Manager é também algo importante, visto ser a forma mais simples e eficaz de criar Eventos para medir um site (sobretudo para eventos recomendados e eventos personalizados). Antes de existir o Tag Manager, sempre que era preciso de criar um evento, era necessário mexer diretamente no código do website. Esta ação para além de requerer conhecimento de código, criava dependência de programação e tinha risco, se um código fosse mal introduzido podia-se comprometer o website.

O GTM é um gestor de etiquetas que faz este trabalho de uma forma mais simples, sem que fiquemos dependentes de programação (embora em implementações complexas, seja sempre necessário), tendo como vantagens na utilização com o GA4:
    – A grande velocidade de implementação das necessidades de medição
    – A redução da dependência das equipas de programação

Para finalizar, não poderíamos de deixar de falar do Google Looker Studio, uma ferramenta da Google onde podemos visualizar os dados do GA4. Google Looker Studio é uma das plataformas do momento, das mais utilizadas a nível mundial, que combina a simplicidade de utilização com o facto de ser gratuita. Permite aceder a diversos conectores (fontes de dados), embora alguns sejam pagos, para construirmos os nossos gráficos. Tem uma grande panóplia de soluções e é uma grande ajuda para o dia-a-dia, mostrando grandes volumes de dados em gráficos, permitindo uma visualização simples e facilitando a criação de valor.

Concluindo, as empresas começam a perceber que a melhor forma de ter sucesso é perceber, do que já foi feito, o que correu bem e o que correu mal, e que com dados é possível perceber o passado, o presente, e prever o futuro.

Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e dedicada que através de uma boa configuração e utilização do Google Analytics lhe vai obter insights valiosos sobre o seu público e o desempenho do seu website.

Pronto para começar?