Recorda-se de algum logotipo de cor castanha?
A verdade é que são poucas as marcas que escolhem esta cor para utilizar no seu logotipo, no entanto o CASTANHO pode ter significados bastante positivos para a imagem da marca.
Principalmente utilizado nos detalhes, o castanho é considerado uma cor aconchegante, confortável e sofisticada. Associada, por norma, a produtos orgânicos relacionados com a natureza e o ambiente, como o café, esta cor também remete para maturidade e estabilidade.
Apesar de tudo isto, não é considerada uma cor “bonita” ou elegante e, portanto, acaba por ser muitas vezes negligenciada. De uma perspetiva negativa também pode dar a impressão de insuficiência em determinadas circunstâncias.
A nível do design e layout das marcas, o castanho é considerado uma cor neutra, embora as versões mais leves do mesmo, como o bege, tenham tendência a funcionar melhor em fundos neutros do que em tons mais profundos da cor.
Veja aqui algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o castanho nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Nespresso – Seriedade
– Ups – Segurança
– Louis Vuitton – Sofisticação
– M&M’s – Associado ao produto em questão: chocolate
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor castanha é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.