O BRANCO é considerado das cores mais neutras da paleta representando pureza, harmonia e paz.
Podendo ser usado para projetar a ausência de cor, pode ser também utilizado para ajudar a despertar a criatividade pois é percebido como uma tela em branco, ou seja, limpa.
A nível cultural também tem bastantes significados como respeito, inocência, nascimento, casamento e mesmo morte (nas culturas orientais). É também considerada uma cor fria sendo associada à neve e ao inverno.
Agora, quando falamos a nível de marca, a verdade é que o branco é uma cor versátil e quase imprescindível. Por exemplo, quando se faz um estudo sobre a imagem gráfica de uma empresa, o logotipo tem sempre uma versão positiva (branco) e uma versão negativa (preto) com o objetivo de o destacar dependendo da cor utilizada no seu fundo.
Isto porque o branco é fácil de combinar sendo capaz de destacar a luz noutras cores, criando harmonia e equilíbrio principalmente junto de tons mais intensos. Mesmo assim, tanto o branco como preto são as cores base.
Caso nunca tenha reparado, mesmo os logotipos que são originalmente brancos, por norma encontram-se num fundo preto. No entanto, esses mesmos logos, quando colocados num fundo branco (um ecrã ou uma folha de papel) são sempre alterados para preto de modo a realçar os mesmo.
Muitas marcas utilizam esta cor com o objetivo de ficarem associadas a uma imagem de calma, confiança, equilíbrio, pureza e modernidade. Veja aqui algumas das mais conhecidas que utilizam o branco nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Apple – Modernidade / Exclusividade
– Renault – Confiança
– Adidas – Equilíbrio
– LG – Calma
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor branca é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.