As Redes Sociais deixaram de ter um papel exclusivo no entretenimento e são usadas atualmente como uma estratégia para muitas marcas/empresas, especialmente pelo grande alcance que conseguem atingir junto dos seus públicos-alvo.
Se anteriormente as redes sociais eram usadas como um mecanismo de comunicação e interação a longa distância pelas pessoas, hoje em dia é uma ferramenta potente na comunicação de qualquer entidade e/ou marca. Isto porque se considera uma estratégia de elevado alcance e baixo investimento.
No entanto, há que compreender que não basta apenas existir, é necessário investimento e consistência. Ou seja, para que realmente possa ver resultados com as redes sociais é necessário que marque uma presença frequente e consistente, para que mostre ao seu público-alvo que realmente o seu negócio está ativo.
Mas ser consistente de nada serve se o conteúdo que entregar ao seu público não for interessante, relevante e de valor. Não chega apenas publicitar os seus produtos ou serviços com a intenção de venda direta forçada, até porque isso pode ser visto como uma abordagem agressiva.
Aliás, até se pode dizer que as relações nas redes sociais entre as marcas e o público, são como um namoro. Primeiro precisa de se dar a conhecer, depois vai mostrando o seu valor e qualidades, dá a conhecer aquilo que tem a oferecer, e só depois é que dá o movimento final, a venda.
Para além disto, deve ser também atrativo ao olhar, ou seja, deve apostar ou numa boa fotografia com a melhor qualidade possível, ou numa imagem com um design criativo.
Mas tendo uma marca, qual a melhor rede social para investir?
Seja Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok, Twitter ou muitas mais, a verdade é que essa é uma questão que implica uma análise da marca para compreender qual:
– A área de negócio
– O tipo de consumidor
– O público-alvo
– A posição geográfica.
Para o maior alcance de resultados ou de um público mais diversificado é ainda possível fazer publicações pagas, mesmo que seja com um baixo investimento.
Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa que o poderá ajudar a traçar a estratégia necessária para melhorar a sua comunicação através das redes sociais e obter mais resultados.