Já alguma vez parou para pensar no quanto as cores podem influenciar as nossas escolhas e ações? Apesar de não nos apercebermos, as cores podem incentivar, direcionar e até mesmo influenciar as nossas decisões no momento de compra.
Desta forma, é essencial as marcas perceberem o significado de cada cor.
Como? Através da Psicologia das Cores, um estudo que procura perceber o nosso comportamento em relação às cores, sejam elas mudanças nas emoções, criação de desejos ou até mesmo sentimentos.
Porquê? Tem tudo a ver com o que cada cor transmite aos consumidores. Ou seja, numa campanha de marketing, é essencial percebermos se os valores que queremos transmitir estão de acordo com as cores utilizadas, de modo a que a mensagem que se quer passar esteja a ser percecionada de forma correta e a favor da mesma pelos consumidores.
Hoje falamos do AMARELO, a cor mais otimista do arco-íris. O amarelo transmite uma ideia de otimismo, uma vez que é considerada uma cor acolhedora, vibrante, quente e alegre. Riqueza, sabedoria, conhecimento e relaxamento são também algumas palavras que caracterizam esta cor.
É também muito frequentemente associada a sensações de fome (utilizada pela restauração), e a sensações de perigo e atenção (utilizada para sinais de perigo).
Veja aqui algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o amarelo nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Mc Donald’s – fome
– IKEA – conforto, relaxamento
– National Geografic – sabedoria, conhecimento
– Ferrari – riqueza
– Shell – destaque
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a cor amarela é a que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.