A diversidade que as várias cores oferecem são cruciais para a flexibilidade das marcas em diferentes contextos e para diferentes públicos. Uma boa conjugação de cores permite que a marca seja aplicada em diversas situações, sendo esta, plataformas digitais e produtos, mantendo assim a sua identidade visual reconhecível e memorável.
O uso cuidadoso de uma combinação de cores pode criar uma imagem visual que se destaca no meio de uma concorrência forte e desperta conexões emocionais com o público. Cada cor carrega consigo um significado, permitindo que a marca comunique valores e atributos de maneira discreta.
As empresas têm de se destacar no mercado, e com tanta concorrência pelo mesmo público, ter uma combinação de cores variadas é fundamental para este destaque. Normalmente o conjunto de cores usadas são as primárias e quentes, que se tornam facilmente memoráveis, criando um espaço único para si no mercado.
O uso de diversas cores tem capacidade de influenciar o humor e a criatividade do público-alvo, criando uma ligação emocional entre ambos, fortalecendo a lealdade à marca por um longo período.
A utilização estratégica de múltiplas cores é uma ferramenta poderosa no marketing para alcançar destaque, construir uma identidade visual única e criar proximidade com o público.
Veja aqui algumas das marcas mais conhecidas que utilizam diversas cores nos seus logotipos e que mensagem pretendem elas transmitir:
– Ebay – Variedade de produtos
– Google – Diversidade de serviços
– ToysRUs – Variedade de produtos
– Microsoft – Representação dos elementos (ar, água, terra, fogo)
O que pretende transmitir com a sua marca? Que mensagem quer comunicar aos seus clientes? Se a sua marca representa valores como os acima descritos, então a combinação de cores é o que deveria utilizar na sua campanha de marketing. Na Ideias Fluídas, ajudamo-lo a definir a sua estratégia.