Escolher entre o Illustrator e o Photoshop pode gerar dúvidas, sobretudo quando se é principiante na área do design gráfico ou em qualquer área criativa que envolva trabalhar com programas específicos. São dois dos softwares mais populares e utilizados pelos profissionais das áreas criativas do design e ambos com diferentes aplicações no tratamento de imagem. Mas quais são as diferenças?

Ora bem, enquanto que o Illustrator é uma aplicação específica para a área do design gráfico em que se trabalha com gráficos vetoriais, o Photoshop é um programa de edição de imagem que trabalha com imagens rasterizadas em pixels.

Um gráfico vetorial é composto através de fórmulas matemáticas que permitem modificar e escalar a imagem sem alterar a qualidade desta, ao contrário das imagens trabalhadas no Photoshop. Um vetor gráfico nunca perderá qualquer qualidade pois não está dependente da resolução, o que permite elaborar logotipos, ícones, banners, flyers, fontes personalizadas, infografias, ilustrações, cartoons e outros projetos que necessitem de ser adaptados a um leque de plataformas e produtos.

As extensões de ficheiro suportadas neste programa são .ai, .eps e também .svg. A interface é relativamente simples, mas para iniciantes pode ser um pouco assustador ao início.

O Photoshop é um software dedicado ao tratamento de imagem e, ao contrário do Illustrador, utiliza os pixels para fazer as imagens. É um programa excelente para edição de fotografias e projetos que não necessitem de ser ajustados em tamanho, o que permite edição de fotografias, fotomontagem, correção de cores, UI design, gráficos com gradiente mínimo, pintura, desenho com diferentes texturas e pincéis, imagens 3D e animação.

Pode editar-se qualquer pixel da imagem ao contrário do que acontece no Illustrator onde o objeto é editável num todo. É possível fazer gráficos vetoriais no Photoshop, apesar de não serem tão avançados em comparação. Todos os ficheiros salvos com a extensão .psd podem ser editados no programa e as extensões de ficheiro para exportação são .jp, .tiff e .png.

Apesar destas diferenças e de outras em termos de ferramentas e organização, geralmente o Photoshop é mais complexo, menos intuitivo e mais difícil de aprender. Por essa razão é recomendável iniciar-se a experiência com o Illustrator.

No entanto, nenhum programa é melhor que outro, são apenas diferentes. Se o projeto se focar em desenho ou design, então o Illustrator será a opção ideal, se necessitar de editar imagens, então o Photoshop será a melhor escolha.

O melhor é que estes dois programas se complementam de forma a melhorar todo o projeto, alcançando um melhor resultado. Cabe a cada um decidir de acordo com cada projeto e as aplicações deste.

Na Ideias Fluídas temos uma equipa profissional e especializada para trabalhar ambos os programas de acordo com a necessidade para alcançar o melhor resultado.

Pronto para começar?