A Google Ads, antes conhecido como Google AdWords, é uma plataforma de anúncios online da Google, o maior motor de pesquisa da internet.
Esta plataforma promove locais para a inserção de campanhas de anúncios, oferecendo aos anunciantes diversas ferramentas e recursos para alcançarem os seus objetivos de marketing digital. Através destes anúncios direcionados e segmentados, pode aumentar a visibilidade do seu negócio, gerar mais leads e vendas, e impulsionar o crescimento da sua empresa.
Existem vários locais onde se podem criar anúncios vis Google Ads, nomeadamente:
– Rede de pesquisa: Estes anúncios de pesquisa são muito eficientes para empresas que desejam ou tenham interesses para direcionar os seus anúncios para o público certo e façam com que os seus anúncios apareçam no topo dos resultados de pesquisa do Google quando os utilizadores pesquisarem por produtos ou serviços relacionados com o seu negócio. É ótimo para as empresas porque o anunciante só irá pagar quando um utilizador clicar no anúncio e aceder ao website, resultando numa excelente relação entre custo e benefício.
– Rede de Display Google: Nos anúncios display pode mostrar os seus anúncios em milhares de websites, blogs e apps, com o objetivo de alcançar um público vasto e diversificado, através de imagens, vídeos e formatos interativos para captar a atenção dos utilizadores e destacar-se da concorrência. Uma boa estratégia nos anúncios de display é fazer o remarketing aos visitantes do site ou comprar novos produtos.
– Youtube: Nesta ferramenta da Google, o 2º maior motor de pesquisa do mundo, pode-se criar anúncios de vídeo que capturem a atenção dos utilizadores e transmitam a sua mensagem de forma eficaz. O ponto forte do Youtube Ads é ser mais barato, custo por click, do que muitas das plataformas de anúncios online e oferece diferentes formatos de anúncios para uma única campanha.
– Aplicações: Estes tipos de anúncios têm crescido rapidamente e podem ser vistos em aplicações desenvolvidas tanto para smartphones que usam o sistema iOS, da Apple, ou para os que operam com Android, do Google. Os anúncios de aplicações têm maior impacto quando se descarregam apps gratuitas, como jogos, por exemplo.
Mas como é que funciona? O Google Ads funciona com base em um sistema de leilão. Cada vez que alguém faz uma pesquisa no Google ou visita um site parceiro, os anunciantes que estão a competir por palavras-chave relevantes têm a oportunidade de exibir os seus anúncios.
O anúncio com o lance mais alto e a qualidade mais alta será exibido na primeira posição, ou seja, para o Google, mais importante do que o valor é a relevância que o anúncio vai ter para o utilizador. Este algoritmo que mede a qualidade e relevância do anúncio chama-se: Índice de Qualidade.
O Índice de Qualidade é uma das métricas do Google Ads que avalia a relevância e a qualidade geral dos seus anúncios, palavras-chave e landing pages. Ele varia de 1 a 10, sendo que um índice mais alto indica anúncios mais relevantes e de alta qualidade, o que pode levar a diversos benefícios. Existem vários fatores que influenciam o índice de qualidade, como:
– Relevância do anúncio
– Taxa de cliques (CTR)
– Experiência na página de destino
Neste artigo, trazemos também algumas dicas para criar campanhas eficazes no Google Ads:
– Defina objetivos para as campanhas: O que deseja alcançar com as suas campanhas no Google Ads? Aumentar o tráfego para o seu site? Gerar mais leads? Aumentar as vendas?
– Pesquise palavras-chave relevantes: Através do Planeador da Google, uma ferramenta do Google Ads, escolha as palavras-chave que o seu público mais utiliza e faça encontrar por produtos ou serviços.
– Crie anúncios atraentes: Os seus anúncios precisam de ser relevantes e atraentes para que as pessoas cliquem neles. Muita persuasão e criatividade que leve à conversão.
– Defina o orçamento e lances: Defina um orçamento diário para as suas campanhas e determine quanto está disposto a pagar por clique.
– Monitore e otimize: Monitore o desempenho das suas campanhas e faça ajustes para otimizar os seus resultados. A cada 1000 impressões dê um ajuste aos seus anúncios.
O Google Ads é uma excelente ferramenta que pode ajudar os anunciantes a alcançar os seus objetivos de marketing digital mais rápido.
Com esta estratégia, e com a ajuda da Ideias Fluídas, as empresas ganham porque investem não só em audiências, e sim na audiência certa, a qualificada, que poderá trazer resultados mensuráveis com aumento nas suas vendas e nas margens de lucro.