Antes de abordar a sigla SEA vamos falar um pouco do Search Engine Manager (SEM).
Search Engine Manager é um conjunto de técnicas de Marketing Digital que se utilizam com o objetivo de promover um website nas páginas de resultados dos motores de Pesquisa (SERPs).
O Search Engine Marketing (SEM) nas vertentes de Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA) é, dentro das disciplinas do Marketing Digital, a mais eficiente por ter a capacidade de captar a atenção do utilizador no momento em que este se encontra à procura de um produto, marca ou serviço. O Match destas duas vertentes SEO e SEA é ser nos permitido monitorizar praticamente tudo o que acontece dentro do website através de ferramentas de Web Analytics.
Search Engine Advertising (SEA) consiste no conjunto de resultados sob a forma de anúncios de uma empresa ou marca, e que o motor de pesquisa considera como válidos e relevantes de acordo com determinada pesquisa feita por um utilizador. Ou seja, sempre que seleciona uma destas opções, a empresa em causa paga aos motores de pesquisa um determinado valor (custo por clique), sendo este investimento realizado no sentido de otimizar e favorecer o posicionamento da marca nas listagens de resultados do motor de pesquisa.
O Search Engine Advertising permite alcançar um público muito mais qualificado, isto é, que demonstra estar interessado no que o website oferece, permitindo alcançar excelentes resultados através de um trabalho de segmentação.
Em SEA temos de considerar o índice de qualidade que é uma ferramenta de diagnóstico que pretende dar uma ideia da qualidade dos seus anúncios em comparação com outros anunciantes. Esta pontuação é atribuída numa escala de 1 a 10 e está disponível ao nível da palavra-chave. Um índice de qualidade mais elevado significa que o anúncio e a página de destino são mais relevantes e úteis para uma pessoa que esteja a pesquisar a palavra-chave, em comparação com outros anunciantes.
O Índice de qualidade é calculado com base no desempenho combinado de 3 componentes:
– Taxa de cliques (CTR) prevista: a probabilidade de o seu anúncio receber um clique quando é apresentada.
– Relevância do anúncio: o nível de correspondência de anúncio com a intenção inerente à pesquisa de um utilizador.
– Experiência da página de destino: a relevância e a utilidade da sua página de destino para as pessoas que clicam no seu anúncio.
Os principais benefícios do SEA:
– Os anúncios Aumentam o Tráfego devido a uma segmentação qualificada
– Aumento de vendas e serviços prestados
– Páginas de Conversão e de Lançamentos para aumentar potenciais clientes
– Resultados mais rápidos do que no Orgânico (SEO)
– Análise de Dados e otimizar com os dados melhores anúncios
Como já vimos, o SEA é um conjunto de técnicas pagas, sob um modelo de CPC (custo por clique) que tem como objetivo posicionar o negócio no topo dos motores de pesquisa. Por outro lado, o SEO é o conjunto de técnicas orgânicas que, também elas, têm como objetivo impulsionar o posicionamento de um site nos motores de pesquisa. Ambas são opções válidas e complementam-se.
Através de uma estratégia orgânica (SEO) pode-se atingir um bom posicionamento nos motores de pesquisa, mas é preciso ter em conta que esse é um processo demorado e contínuo e que exige investimento de tempo e na criação de conteúdos e técnicas Onpage e Offpage. A Utilização das técnicas de anúncios pagos (SEA), vai posicionar a página do WebSite no topo dos motores de pesquisa, mas só enquanto estiver a promover, isto implica investimento nas ferramentas de Anúncios Pagos. Nesta técnica, a parte de SEO nunca pode ser descuidada, devido ao Índice de qualidade da Página promovida que pode influenciar o CPC (custo por clique).
Concluindo, SEA é importante quando existe uma necessidade de promover uma Marca, Serviço ou Produto para obter resultados rápidos. Obviamente que cada mercado difere e exige uma estratégia personalizada, adequada às necessidades de quem oferece e de quem procura determinado produto ou serviço.
Para começar a utilizar esta técnica é necessário ter o apoio de uma equipa de Marketing Digital, como a da Ideias Fluídas, de forma a conseguir atingir os objetivos pretendidos.