SMO significa “Social Media Optimization”, que em português corresponde a “Otimização para as redes sociais”.

As redes sociais são uma ferramenta essencial para qualquer negócio ou profissional que queira comunicar com o seu público-alvo. Elas permitem que se alcance um grande número de pessoas, construa relacionamentos e gere leads. No entanto, para obter o máximo benefício das redes sociais, é importante otimizar a sua presença. Isso significa criar conteúdo relevante, usar as hashtags certas e participar em conversas relevantes.

No mundo da otimização, o conteúdo é realmente o rei e este deve ser orientado com base em pesquisas adequadas previamente definidas.

Para as páginas web temos a otimização para motores de pesquisa para posicionar as páginas nos motores de pesquisa, de modo a que surjam bem posicionadas nos resultados de pesquisa. A otimização para as redes sociais tem como objetivo otimizar as contas e publicações para que os motores de pesquisa, e também a própria rede social, lhes dê mais destaque e, consequentemente, as pessoas possam facilmente encontra-las. 

A otimização de redes sociais é importante por vários motivos:
   – Aumenta a visibilidade: Quando se otimiza a presença nas redes sociais, o conteúdo é mais provável de ser encontrado por pessoas que estão interessadas no que se tem a dizer.
   – Melhora o engagement: O conteúdo otimizado é mais provável de ter likes, ser partilhado e comentado. Isso ajuda a construir relacionamentos com o público e a gerar leads.
   – Facilita a mensuração dos resultados: A otimização de redes sociais torna mais fácil medir o sucesso da estratégia. Pode-se acompanhar o número de visualizações, likes, partilhas e leads gerados.

Apresentamos também algumas técnicas de otimização:

   – Escolher as palavras-chave certas: As palavras-chave são as palavras ou frases que as pessoas usam para pesquisar no Google ou no Instagram. Para escolher as palavras-chave certas para o perfil do Instagram da marca, deve-se pensar no que os seus potenciais clientes estão a pesquisar. Pode-se usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para encontrar palavras-chave relevantes.

   – Criar conteúdo relevante: O conteúdo relevante é aquele que é interessante e útil para os seus potenciais clientes.
      – Criar conteúdo que seja relevante para o negócio e para o seu público-alvo;
      – Criar conteúdo que seja visualmente atraente e que seja fácil de ler e compreender;
      – Criar conteúdo que seja compartilhável

   – Usar palavras-chave relevantes nas legendas das publicações: Ao escolher palavras-chave, basta pensar no que as pessoas pesquisariam para encontrar o perfil ou o conteúdo da marca.
      – Por exemplo, se a sua marca vende roupas femininas, pode usar palavras-chave como “roupa feminina”, “roupa para mulheres”, etc.
Um dos maiores desafios em termos de SMO é a falta de palavras-chave na legenda (ou   seja, na descrição do post). Um estudo realizado pela Moz analisou mais de 200.000 publicações do Instagram para determinar o impacto da densidade de palavras-chave nas legendas. As legendas com uma densidade de palavras-chave de 2-3% tiveram um CTR (taxa de cliques) 20% maior. Porém, as legendas com uma densidade de palavras-chave superior a 3% podem ser prejudiciais para o SEO, pois podem ser consideradas spam pelo algoritmo do Instagram. Aqui estão alguns exemplos de como usar palavras-chave nas legendas:
      – No início da legenda: Colocar as palavras-chave no início da legenda ajuda o algoritmo do Instagram a identificá-las mais facilmente;
      – No meio da legenda: Distribuir as palavras-chave ao longo da legenda ajuda a tornar a leitura mais natural;
      – No final da legenda: Colocar as palavras-chave no final da legenda também é uma boa opção. (opcional)

   – Adicionar a localização às publicações se o negócio for local: De acordo com um estudo da Backlinko, as publicações com localização têm um alcance 10% maior do que as publicações sem localização. Além disso, as publicações com localização também têm uma taxa de interação mais alta, com 15% mais comentários e 12% mais likes do que as publicações sem localização. Algumas das estratégias para adicionar a localização às publicações são:
      – Adicionar a localização às fotos e vídeos: A localização pode ser adicionada às fotos e vídeos do Instagram ao clicar no botão “Adicionar localização” na barra de ferramentas;
      – Usar hashtags de localização: As hashtags de localização são uma ótima maneira de atingir um público mais amplo;
      – Atualizar a localização do perfil: A localização do perfil é exibida no canto superior esquerdo da tua página de perfil.

Concluindo, otimizar as redes sociais é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital. O objetivo principal do SMO é construir o fator “confiança” no mundo online e é o casamento perfeito entre o SEO e as Redes Sociais.

Ao seguir as dicas deste artigo e com a ajuda da equipa da Ideias Fluídas, pode melhorar a sua presença nas redes sociais e alcançar os seus objetivos de negócios.

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