Já ouviu falar ou sabe no que consiste o copywritting? Não se preocupe que hoje vamos explicar-lhe tudo!
O copywritting consiste numa técnica de produção de conteúdo focada e direcionada em persuadir o leitor (público-alvo) a realizar uma determinada ação (conversão).
O profissional de marketing responsável pela produção destes conteúdos, altamente persuasivos e que podem levar o seu público-alvo a comprar um produto, contratar um serviço ou mesmo assinar a subscrição de uma newsletter, é chamado de copywriter.
O seu conteúdo final, o texto que produz utilizando gatilhos direcionados para a conversão, é denominado de copy.
Durante muito tempo, o copywritting e o texto publicitário foram considerados o mesmo. No entanto, hoje em dia, com o crescimento do digital, o mesmo já não se pode considerar. O texto publicitário é, essencialmente, informativo-descritivo tendo como foco apenas apresentar o produto ou serviço, enquanto que o copywritting apresenta um complemento, uma vez que o seu foco é estimular a tomada de decisão do seu público para, por exemplo, a compra de um produto ou serviço.
Na prática, o texto publicitário e o copywritting podem-se distinguir por um elemento específico: o Call to Action (CTA). A “chamada da ação” é a técnica que o copywriter utiliza para convencer e cativar um lead a seguir as instruções desejadas, resultando na possível conversão para cliente.
Como? Através de materiais relevantes e de qualidade (marketing de conteúdo) que demonstrem ao cliente que possui a solução ideal para a necessidade dele, estimulando-o assim a tomar uma atitude (copywritting).
Muitas pessoas acreditam que a melhor venda é aquela que é feita direta e imediatamente, no entanto, quando entendemos o funil de vendas e aprendemos a conduzir o nosso público por todas as etapas deste processo, os resultados serão muito melhores. Para tal, é fundamental que exista um planeamento estratégico na produção dos conteúdos, sejam eles texto para blogs, posts nas redes sociais, emails, ou até mesmo e-books e webinars.
Para se definir uma boa estratégia de copywritting é necessário conhecer quem é a sua audiência, pesquisar sobre temas relevantes para essa mesma audiência, e construir uma calendarização com base em cada etapa do funil de vendas, sempre pensando no objetivo de maneira estratégica.
O mundo do copywritting está cheio de técnicas, estratégias e truques para criar o copy que vai vender. Deixamos-lhe aqui algumas das melhores:
– falar apenas a verdade
– ter cuidado no uso das palavras
– ser claro e objetivo
– ter domínio do assunto
– fazer perguntas
– investir no storytelling
– usar números e dados
– conhecer o seu público
– oferecer algo de valor
– mostrar provas do que está a dizer
Em todas estas técnicas estão presentes alguns dos gatilhos mentais mais utilizados no copywritting como a sensação de urgência, escassez, conexão, exclusividade, autoridade, compromisso, reciprocidade e segurança.
Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa para planear uma estratégia de copywritting direcionada à conversão do seu público-alvo.