Já ouviu falar ou sabe no que consiste o copywritting? Não se preocupe que hoje vamos explicar-lhe tudo!

O copywritting consiste numa técnica de produção de conteúdo focada e direcionada em persuadir o leitor (público-alvo) a realizar uma determinada ação (conversão).

O profissional de marketing responsável pela produção destes conteúdos, altamente persuasivos e que podem levar o seu público-alvo a comprar um produto, contratar um serviço ou mesmo assinar a subscrição de uma newsletter, é chamado de copywriter.

O seu conteúdo final, o texto que produz utilizando gatilhos direcionados para a conversão, é denominado de copy.

Durante muito tempo, o copywritting e o texto publicitário foram considerados o mesmo. No entanto, hoje em dia, com o crescimento do digital, o mesmo já não se pode considerar. O texto publicitário é, essencialmente, informativo-descritivo tendo como foco apenas apresentar o produto ou serviço, enquanto que o copywritting apresenta um complemento, uma vez que o seu foco é estimular a tomada de decisão do seu público para, por exemplo, a compra de um produto ou serviço.

Na prática, o texto publicitário e o copywritting podem-se distinguir por um elemento específico: o Call to Action (CTA). A “chamada da ação” é a técnica que o copywriter utiliza para convencer e cativar um lead a seguir as instruções desejadas, resultando na possível conversão para cliente.

Como? Através de materiais relevantes e de qualidade (marketing de conteúdo) que demonstrem ao cliente que possui a solução ideal para a necessidade dele, estimulando-o assim a tomar uma atitude (copywritting).

Muitas pessoas acreditam que a melhor venda é aquela que é feita direta e imediatamente, no entanto, quando entendemos o funil de vendas e aprendemos a conduzir o nosso público por todas as etapas deste processo, os resultados serão muito melhores. Para tal, é fundamental que exista um planeamento estratégico na produção dos conteúdos, sejam eles texto para blogs, posts nas redes sociais, emails, ou até mesmo e-books e webinars.

Para se definir uma boa estratégia de copywritting é necessário conhecer quem é a sua audiência, pesquisar sobre temas relevantes para essa mesma audiência, e construir uma calendarização com base em cada etapa do funil de vendas, sempre pensando no objetivo de maneira estratégica.

O mundo do copywritting está cheio de técnicas, estratégias e truques para criar o copy que vai vender. Deixamos-lhe aqui algumas das melhores:
   – falar apenas a verdade
   – ter cuidado no uso das palavras
   – ser claro e objetivo
   – ter domínio do assunto
   – fazer perguntas
   – investir no storytelling
   – usar números e dados
   – conhecer o seu público
   – oferecer algo de valor
   – mostrar provas do que está a dizer

Em todas estas técnicas estão presentes alguns dos gatilhos mentais mais utilizados no copywritting como a sensação de urgência, escassez, conexão, exclusividade, autoridade, compromisso, reciprocidade e segurança.

Na Ideias Fluídas pode contar com uma equipa profissional e criativa para planear uma estratégia de copywritting direcionada à conversão do seu público-alvo.

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